Qual a real utilização da língua Inglesa dentro do mercado de trabalho?

Por gerente em Dicas de Inglês, Carreira - 05/05/2020

 

Qual a real utilização da língua Inglesa dentro do mercado de trabalho? 1

Nosso professor de Inglês, Thiago Papani nos escreveu um depoimento breve, para que você que está aprendendo inglês possa se inspirar!

Para quem não me conhece meu nome é Thiago e sou professor de Inglês na escola de idiomas Intensivos Americana e também sou técnico em química numa empresa multinacional Americana.

Eu comecei como estagiário na empresa em que atuo no ano de 2016 e assim que entrei eu não tinha muito acesso aos arquivos em Inglês do departamento em que atuava, pelo simples fato  de que estava em fase de experiência e absorção de conhecimento técnico básico  de como todo o sistema da companhia funcionava.

Com o passar do tempo, e o ganho de responsabilidades, os arquivos foram disponibilizados com maior frequência, dentre eles: normas técnicas, treinamentos para desenvolvimento técnico,  livros com assunto voltados a área de atuação e artigos científicos e técnicos.

Para a leitura desses documentos, o Inglês Instrumental foi essencial, principalmente pela vasta presença de termos técnicos não encontrados usualmente em nosso Inglês do cotidiano. Em alguns meses eu já estava habituado com a maioria dos documentos da empresa e utilizando o Inglês diariamente, em forma de “Reading” e “Writing”, entretanto, como ainda era estagiário eu não era chamado para as reuniões que envolviam pessoas de outros países, pois eram assuntos hierarquicamente fora da minha responsabilidade e atuação naquele momento.

Após trabalhar por um ano como estagiário, fui contratado pela empresa no final de 2017, entretanto, para atuar numa área totalmente diferente da que eu estava familiarizado. Estudei e me preparei para me adequar as novas tarefas propostas pela empresa.

Trabalhar em uma empresa multinacional é sempre desafiador, pois o cenário muda rapidamente de acordo com novos projetos, contratos, clientes e fornecedores. Se você está achando que somente o inglês é suficiente em uma empresa de grande porte você está enganado! Para minha surpresa, devido a aquisição de uma nova empresa francesa, o francês veio como um bônus extra que eu venho desenvolvendo. Logo, hoje em dia no meu trabalho eu lido com o Inglês diariamente e pratico as quatro habilidades da língua (leitura, escrita, audição e fala).

Falando um pouco sobre a exigência da língua Inglesa pelo mercado, devemos ter a consciência de que hoje o Inglês não é mais categorizado como “opcional” nas exigências de vagas em qualquer empresa, para qualquer área de atuação, dentro de qualquer departamento, principalmente as multinacionais.  Quantas vezes vemos muitos candidatos bons para a vaga e muito bem qualificados tecnicamente, entretanto, pela ausência do idioma o candidato é desclassificado da seleção, além de mencionar que há empresas que já “descartam” currículos antes mesmo de chamarem para a entrevista, apenas embasados em sua experiência com idiomas.

Qual a real utilização da língua Inglesa dentro do mercado de trabalho? 2

Portanto se você pretende trabalhar em uma grande empresa como estagiário ou não, você deve ter em seu currículo pelo menos um nível de inglês ‘comunicável’ ou superior ao intermediário! Outra dica é nunca mentir sobre o seu nível! Se você não sabe nada sobre o idioma, o ideal é começar a estudar inglês antes de mencionar a língua em seu currículo.

Qual a real utilização da língua Inglesa dentro do mercado de trabalho? 3

Thiago Papani

 

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments